Espelho plano-metálico de orientação regulável



36 x 24 x 21
Madeira esculpida e ferro

INDEX 1788 : V.III.369

Speculum planum metalicum corona lignea cinctum, cui in postica parte adnexa est pila ferrea, quae in alia concava includitur, quarum ope speculum moveri, et inclinari quaquaversum potest. Omnia insident tripodi ligneo: praesertim pro experimentis, in quibus lucem reflexam dirigere oportet.

Espelho plano metálico rodeado de uma coroa de madeira à qual foi anexada na parte posterior uma bola de ferro que está incluída numa outra côncava com a ajuda das quais se move o espelho e pode ser inclinado para todos os lados. Tudo está fixo num tripé de madeira. Sobretudo para experiências nas quais convém que a luz tome uma direcção reflectida.

Conforme a descrição minuciosa do Index, trata-se de um espelho metálico, rectangular, com moldura de madeira, em cujas costas se fixou uma esfera de ferro, metade da qual se ajusta perfeitamente a uma taça também de ferro fixa no topo de um tripé. Consegue-se assim uma articulação que permite dar ao espelho a posição que se quiser, tornando sempre possível orientá-lo para receber um feixe de luz, qualquer que seja a direcção da incidência.

O quadro de madeira é muito pesado, o que faz supor que a parte metálica que esconde, e cuja superfície exterior constitui o espelho, seja bastante espessa.

Este espelho provém do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de inventário 363.

Carvalho, Rómulo de, História do Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1978, pp. 516-517.
's Gravesande, Willem Jacob, Physices Elementa, Leiden, 1742, Tomo II, § 3524, Tab. CXV, Fig. 2.


Anterior                 Índice                 Seguinte