Prisma óptico horizontal montado num suporte que permite regular a sua altura



56,8 x 36 x 12,5
Madeira esculpida e embutida, vidro e latão

INDEX 1788 : V.III.322

Machina similis descriptae, nº 303, quae constat basi lignea, cui insistunt nae parastatae trochleis ad summa capita instructae. A parallelogrammo ligneo sustinetur Prisma crystallinum situ ad horizontem parallelo.

Máquina semelhante à descrita no n.º 303, que consta de uma base de madeira à qual se fixam duas colunas munidas de roldanas na parte superior. Um prisma de vidro na posição paralela à horizontal é sustentado por um paralelograma de madeira.

Este aparelho é composto de uma base de madeira, sobre a qual se elevam duas colunas verticais no cimo das quais existem duas roldanas que sustentam, por meio de um peso, uma armação de madeira. Nesta armação está instalado um prisma equilátero, que pode rodar em torno do seu eixo maior. Os pesos de sustentação do conjunto são constituídos por dois pequenos baldes, onde se podem colocar bagos de chumbo em quantidade suficiente para manter o equilíbrio do conjunto. Estes baldes são suspensos por fios que passam pelas roldanas, sendo a outra extremidade de cada fio atada à armação do prisma.

O conjunto é proveniente do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de catálogo 312.

's Gravesande, Willem Jacob, Physices Elementa, Leiden, 1742, Tomo II, § 3524, Tab. CXII, Fig. 3.


Anterior                 Índice                 Seguinte