Aparelho destinado a demonstrar a intensidade da luz em função do inverso do quadrado da distância



67 x 27 x 27
Madeira esculpida e zinco

 INDEX 1788: T.IV.302

Capsula lignea undique clausa, sed tamen foramine pertusa, quod recta permeant radii candelae ardentis intus positae; ad ostendendum lucis densitatem in mayore intervallo a centro lucente decrescere in ratione duplicata reciproca distantiarum.

Caixa de madeira fechada por todos os lados, mas, contudo, atravessada por um orifício que os raios de uma vela acesa no interior atravessam em linha recta; para mostrar que a densidade da luz, numa distância maior a partir do centro luminoso diminui na razão inversa do quadrado das distâncias. 

Trata-se de uma caixa com a forma de prisma quadrangular, tendo na sua parte superior uma tampa que faz lembrar troncos de pirâmide sobrepostos. Numa das faces da caixa há uma pequena portinhola, cuja finalidade é a de permitir introduzir uma ou mais velas. Na face oposta, e ligeiramente acima do nível superior da porta, existe um orifício circular com 4,5 cm de diâmetro. As restantes faces apre-sentam, ao nível deste orifício, embutidos de forma circular, com as mesmas dimensões do orifício. Todas as faces laterais da caixa mostram, ao nível da portinhola, formas geométricas, feitas em madeira embutida, que sugerem portas falsas.

As experiências eram realizadas numa sala escura colocando-se no interior da caixa uma vela acesa e retirando-se a tampa para que ela se mantivesse acesa. O orifício permitia iluminar um objecto que podia ser, por exemplo, a página de um livro e que devia ser colocado a uma distância do orifício tal que fosse já difícil a sua leitura. Para que as condições de iluminação desta mesma página, colocada a uma distância dupla da anterior, fossem idênticas, tinha que colocar-se no interior da caixa um conjunto de quatro velas. Desta forma, podia o professor de Física Experimental demonstrar que a intensidade de iluminação de um alvo produzida por uma fonte luminosa diminui à medida que o alvo se afasta da fonte, na razão inversa do quadrado da distância a que dela se encontra.

Este aparelho é proveniente do Colégio dos Nobres, onde se encontrava referenciado com o número de catálogo 292.

Musschenbroek, Peter van, Introductio ad Philosophiam Naturalem, Leiden, 1762, Tomo II, § 1675.


Anterior                 Índice                 Seguinte