Modelo de bomba de incêndio de Nollet



64 x 44 x 33
Madeira, latão, vidro e couro

CAT. 1824 : J.IV.99

Modelo d'uma bomba dos incendios.

Este modelo de bomba de incêndio, construído com base no sistema descrito por Nollet nas suas Leçons de Physique Expérimentale, é constituído, fundamentalmente, por dois cilindros verticais, no interior dos quais se move um êmbolo. Este êmbolo está ligado por meio de uma articulação a um dos braços de uma alavanca que, ao ser manipulada, efectua um movimento de subida e descida num plano vertical.

Do fundo de cada um dos cilindros sai um tubo circular que se prolonga até ao fundo de um reserva-tório de água. Na junção entre cada tubo e o interior do cilindro existe uma válvula que se abre quando o êmbolo é puxado para cima e que se fecha quando o êmbolo desce. Quando o êmbolo sobe, a pressão no interior do cilindro diminui, dando lugar à entrada da água que sobe através do tubo, enchendo o cilindro. Quando o êmbolo desce, a válvula de controlo de admissão de água fecha-se e, simultaneamente, uma segunda válvula, existente junto à base do cilindro e na sua parte lateral, abre-se e envia a água para um recipiente de vidro localizado entre os dois cilindros. A comunicação entre cada cilindro e este recipiente é feita através de um tubo de latão. Esta segunda válvula mantém-se aberta durante a descida do êmbolo no interior do cilindro, processando-se assim a transferência da água para o recipiente de vidro.

Trabalhando em simultâneo, os dois cilindros operam de modo a que, enquanto um deles puxa água do recipiente localizado na parte inferior da bomba, o outro transfere a que se encontra no seu interior para o reservatório de vidro. Da base deste recipiente sai um tubo encurvado na extremidade do qual se adapta uma mangueira de couro, através da qual a água é expulsa sob pressão.

O sistema anteriormente descrito, que se encontra montado numa estrutura de madeira, era utilizado nas lições de Mecânica de Fluidos e constitui um magnífico modelo de uma bomba que durante muitos anos foi utilizada no combate aos incêndios.

Nollet, Jean-Antoine, Leçons de Physique Expérimentale, Paris, 1764, Tomo II, Lec. VII, Pl. 6.


Anterior                 Índice                 Seguinte