Fonte de compressão e bomba


50 x 30,8 (fonte)
Bronze e latão

 INDEX 1788 : R.II.461

Fons aeneus magnus et firmus, in quo aer vehementer compressus ope Antliae nº 452 memoratae, egerit aquam ad magnam altitudinem.

Fonte de bronze grande e firme, na qual o ar muito comprimido com o auxílio da bomba referida no número 452, faz sair a água para grande altura.

40,5 (bomba)
Bronze e latão

INDEX 1788 : R.III.452

Antlia aenea mayor, quae interdum munitur valvula coriacea, ad aerem comprimendum.

Uma bomba de bronze, maior, que por vezes é munida de uma válvula de couro, para comprimir o ar.

A fonte de compressão é constituída por um recipiente de bronze com a forma de uma grande pêra invertida que assenta numa base circular de latão. Na parte superior do conjunto existe um adorno de latão, tendo na zona central um orifício roscado através do qual se introduz um tubo que se prolonga quase até ao fundo da fonte. Esta é hermeticamente fechada por uma torneira existente na extremidade do tubo, sendo enroscada no referido orifício. A torneira apresenta um terminal que, ao ser removido, deixa liberta uma rosca onde se pode instalar uma bomba de compressão manual.

Antes de instalar o tubo, colocava-se na fonte uma quantidade de água correspondente a dois terços da sua capacidade. Após a recolocação do tubo, a torneira era ligada à bomba de compressão. Para tal retirava-se o terminal da torneira, que era previamente aberta, e instalava-se a bomba. Procedia-se então à compressão da água e do ar contidos na fonte, fechando em seguida a torneira. Retirada a bomba recolocava-se o terminal da torneira. Como resultado da intensa pressão existente no interior da fonte, obtinha-se, abrindo a torneira, um jacto de água que podia, em condições óptimas, atingir uma altura de cerca de 8 a 10 m.

Esta fonte e respectiva bomba são provenientes do Colégio dos Nobres, onde possuíam os números de catálogo 449 e 440, respectivamente.

Nollet, Jean-Antoine, Leçons de Physique Expérimentale, Paris,1764, Tomo III, Leçon X, Pl. 3, Figs. 16 e 17.


Anterior                 Índice                 Seguinte