Remontam ao século XV as primeiras observações de que a lã aumenta de peso com a humidade. Mais tarde, Boyle e Goalal observaram que o comprimento de uma corda na qual se suspendia um corpo, variava, tornando-se tanto mais longa, quando mais aumentava o seu estado de humidade.
Estas observações levaram ao desenvolvimento dos higrómetros de absorção, dos quais o sistema de Saussure é um exemplo.
O higrómetro de Saussure existente no Gabinete de Física foi construído em Coimbra. Nele se pode ver a inscrição J. J. de Miranda. Coimbra, que identifica o seu construtor. O aparelho está resguardado por uma caixa de madeira, a qual apresenta na sua parte frontal uma porta de vidro com armação de madeira. O seu funcionamento baseia-se na dilatação de um fio de cabelo sob tensão, quando se dá o aumento da humidade do ar.
O higrómetro apresenta três hastes verticais, sendo duas cilíndricas e a terceira quadrangular.
As hastes cilíndricas encontram-se na parte da frente do aparelho e suportam um anel circular
com 8 cm de diâmetro, no qual está gravada uma escala dividida em 360 divisões assinaladas de 0 a 360. Cada divisão está subdividida em 10 partes. Solidariamente com o ponteiro, move-se um eixo horizontal instalado entre o anel da escala e a haste posterior. Neste eixo, junto ao mostrador, existe uma rosca de parafuso sem-fim, na qual se enrola o fio do cabelo de forma a regular o seu comprimento.
A tensão no fio de cabelo pode ser ajustada através da acção de um fio enrolado no eixo do ponteiro. A outra extremidade deste fio está fixa numa peça metálica que entra num pequeno tubo cilíndrico, no interior da qual é apertada. Este tubo cilíndrico pode mover-se ao longo da haste vertical quadrangular, sendo colocado numa posição que mantenha o fio de cabelo sob tensão.
A graduação do higrómetro é feita tomando como referência duas situações extremas: a da saturação de humidade e a de secura máxima. Para o primeiro caso, o higrómetro é colocado junto de um recipiente com água, coberto por uma câmpanula de vidro. A condição de secura é obtida colocando o aparelho, também sob a campânula, mas junto de carbonato de cálcio ou de cal viva.