Balança hidrostática



60 x 64,5 x 18
Aço e cobre

 INDEX 1788 : C.III.240

Billanx quaedam ocularis accuratissima, quae adhibetur praesertim ad indicandas gravitates solidorum immersorum in fluida.

Balança ocular muito precisa, destinada sobretudo a indicar o peso de sólidos imersos num líquido. 

No tempo de dalla Bella existia, no Gabinete de Física, um conjunto de cinco máquinas destinado ao estudo da impulsão exercida pelos líquidos sobre os corpos nele mergulhados.

A balança hidrostática a que se refere este número é de excelente aparência e ostenta, no travessão, a marca do fabricante: REAL FABRICA, LX.a SCHAPA PETRA. O travessão, que mede 42 cm, mantém-se em equilíbrio de uma suspensão de 26 cm de altura. Os pratos são circulares de 18 cm de diâmetro.

Actualmente esta balança encontra-se suspensa no suporte de uma outra balança que já não existe (C.VI.105). É provável que no primitivo Gabinete de Física de Coimbra as experiências com a balança hidrostática fossem realizadas no suporte universal (instrumento 24). Dalla Bella não faz referência a isso, mas 's Gravesande, a quem o professor italiano recorre insistentemente neste assunto, utilizava-a como se vê na gravura do seu livro Physices Elementa.

Esta balança provém do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de inventário 230.

Carvalho, Rómulo de, História do Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1978, pp. 406.
's Gravesande, Williem Jacob, Physices Elementa, Leiden, 1742, Tab. XLIX, Figs. 1 e 2


Anterior                 Índice                 Seguinte