Aparelho de vasos comunicantes



41,3 x 54 x 21,2
Madeira esculpida, vidro e latão

 INDEX 1788 : N.II.225

Machina ex duobus tubis angustioribus et vase vitreo ampliori composita, cum basi lignea; qua demonstratur fluidum in vasis secum communicantibus, etiam si fuerint diversae amplitudinis, superficiem formare ad libellam.

Máquina composta de dois tubos mais estreitos e de um vaso de vidro mais largo, com uma base de madeira; por ela se demonstra que um fluido em vasos comunicantes, ainda que estes sejam de grandeza diferente, forma uma superfície em equilíbrio. 

Este aparelho tem por finalidade ilustrar o princípio dos vasos comunicantes.

É constituído por três peças de vidro, sendo duas delas tubos cilíndricos com diâmetros interiores diferentes, montados com inclinações diferentes. Estes tubos comunicam entre si através de um tubo de latão assente sobre uma base de madeira. Entre os dois tubos, e comunicando com estes através do mesmo tubo de latão, existe um recipiente com a forma de uma garrafa sem fundo, invertida. Qualquer destas peças de vidro encaixa nas três aberturas do tubo de latão, sendo as junções vedadas com lacre e cera. Na parte superior do vaso central está fixo um anel de latão.

Este instrumento é proveniente do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de catálogo 214.

's Gravesande, William Jacob, Physices Elementa, Leiden, 1742, Vol. I, § 1424, Tab. XLVII, Fig. 2.


Anterior                 Índice                 Seguinte