Mola em hélice



72 x 35,5 x 14
Madeira esculpida e aço

Index 1788 : E. V. 204

Elasterium simile capsula lignea inclusum, quae stylobate insistit: hic duabus columnis sustinetur basi lignea suffultus.

Mola semelhante incluída numa caixa de madeira que se apoia num estilóbato; este é sustentado por duas colunas mantidas numa base de madeira.

A peça essencial, e única, para a finalidade experimental desta máquina, é uma mola em hélice. O resto é a armação de madeira que a comporta, a torna mais cómoda e a embeleza.

A máquina consta de uma base de madeira sobre a qual assenta uma caixa prismática de secção rectangular, em cujo interior está suspensa a referida mola. A extremidade inferior da mola está ligada a um cordão, que desce ao longo do interior da caixa, donde se suspende um gancho destinado a suportar os pesos que irão causar as deformações.

A experiência faria concluir que as deformações da mola são proporcionais às intensidades das forças que as provocam. É essa a conclusão de 's Gravesande: um peso de meia libra alonga a mola de meia polegada; um segundo peso de meia libra provoca novo alongamento de meia polegada.

Esta peça provém do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de inventário 194.

Carvalho, Rómulo de, História do Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1978, pp. 369.
's Gravesande, Willem Jacob, Physices Elementa, Leiden, 1742, § 1337, Tab. XLIV, Fig. 8.


Anterior                 Índice                 Seguinte