Sistema de rodas dentadas para o estudo do equilíbrio



80,7 x 22 (diâmetro)
Latão e madeira

CAT. 1824 : D.IV.40

Um apparelho, que consta de tres rodas, duas das quaes são dentadas, e tem seus carretes para se poder mover todo o systema. Tem de diametro tres poll. e 9 linhas cada uma: proxima a ellas em direcção vertical está uma regoa dividida em 80 partes ao longo da qual desce um pezo, que é 80 vezes menor, que outro, que o contrabalança, o qual se move ao longo d'uma pequena regoa de marfim, que tem marcado um espaço igual a 1/80 da outra regoa. Serve para mostrar, que nos systemas de rodas dentadas a potencia está para a resistencia, como o producto do eixo, onde se envolve a corda pelos diametros dos carretos, para o producto dos diametros de todas as rodas.

Este dispositivo, que faz parte da colecção de instrumentos didácticos pertencentes ao Gabinete de Física, apresenta uma associação sequencial de três rodas dentadas, engrenando umas nas outras. Nas rodas das extremidades da associação, encontram-se suspensos dois corpos, sendo um deles cerca de oitenta vezes mais pesado do que o outro.

Este instrumento, para além de evidenciar o efeito multiplicativo de forças, através da associação de rodas dentadas, tornava-se útil para a comparação entre os espaços percorridos pelos dois corpos suspensos no sistema, quando as rodas eram postas em rotação. A relação entre estes espaços é de um para oitenta, isto é, o espaço percorrido pelo corpo mais leve é oitenta vezes maior do que o espaço percorrido pelo corpo mais pesado.

O sistema foi construído em Lisboa, em 1805, por Jacob Bernard Haas.

Sigaud de la Fond, Joseph-Aignan, Description et Usage d'un Cabinet de Physique Expérimentale, Leiden, 1775, Tomo I, Pl. XVI, Fig. 7.
Musschenbroek, Pero van, Introductio ad Philosophiam Naturalem, 1762, Tomo I, Tab. VII, Fig. 5.


Anterior                 Índice                 Seguinte