Máquina destinada a comparar o movimento de um corpo segundo uma recta e uma ciclóide



54 x 131 x 37,8
Madeira esculpida e latão

INDEX 1788: G.II.172

Machina lignea cum variis partibus metallicis, qua descensus corporum per cycloidem, cum descensu per lineam rectam confertur.

Máquina de madeira com várias partes metálicas pela qual a descida dos corpos através de uma ciclóide é comparada com a descida através de uma linha recta.

Esta máquina é composta por duas calhas ao longo das quais se podem mover duas esferas. Uma das calhas tem uma forma rectilínea e encontra-se instalada numa travessa de madeira, cuja inclinação é regulável através de uma articulação de latão existente numa das suas extremidades. A outra calha tem a forma de uma ciclóide cortada numa prancha de madeira instalada verticalmente num suporte com um lastro de chumbo, a fim de conferir estabilidade ao conjunto.

Ao longo da ciclóide e da calha rectilínea podem colocar-se, em diferentes posições, duas campainhas que servem para assinalar a passagem das esferas. Estas são largadas, nas respectivas trajectórias, de posições que se encontram à mesma altura. Os movimentos das esferas iniciam-se simultaneamente, ao serem libertadas por uma peça de latão articulada instalada no extremo superior de cada trajectória.

Se as campainhas forem colocadas nos pontos em que as duas trajectórias se intersectam, pode observar-se que, qualquer que seja a inclinação da calha rectilínea, a esfera que se move ao longo da ciclóide chega sempre em primeiro lugar, apesar de ter que percorrer um espaço maior.

Para modificar a inclinação da calha, recorre-se a uma cavilha, que se pode enfiar em diferentes orifícios existentes na prancha da ciclóide. O dispositivo deve ser colocado no bordo de uma mesa.

Este aparelho é proveniente do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de catálogo 162.

's Gravesande, Willem Jacob, Physices Elementa, Leiden, 1742, Vol. I, § 454, Tab. XVII, Fig. 3.
Desaguliers, Jean-Théophile, A Course of Experimental Philosophy, London, 1734, Vol. I, p. 380, Pl. 27, Fig. 9.


Anterior                 Índice                 Seguinte