Aparelho para ilustrar a composição de movimentos



85,4 x 127 x 36
Madeira esculpida e embutida, latão,ferro e chumbo

 CAT. 1824 : F.IV.49

Um apparelho que serve para mostrar, que um corpo actuado por duas forças, que formem um angulo, descreve a diagonal d'um parallelogrammo formado sobre as direcçoens das duas forças. Tem tres espheras, duas de chumbo e uma de madeira, de cada uma das quaes se pode usar como quizer. 

Esta máquina é constituída por um quadrado vertical de madeira, no qual uma das diagonais se encontra evidenciada em madeira embutida, de tom claro, sobressaindo no fundo escuro que constitui o aparelho. O quadrado está montado sobre um bonito pé de madeira trabalhada. Do conjunto fazem parte três esferas, duas de chumbo e uma de madeira.

Por cima do lado superior do quadrado existem duas travessas de ferro quadrangulares e paralelas entre si. Ao longo destas travessas pode deslizar um cilindro de ferro, cujo eixo é horizontal e perpendicular às travessas. No canto superior direito do quadrado existe uma peça metálica, onde está preso um fio que vai passar por uma ranhura existente na superfície lateral do cilindro; da outra extremidade deste fio suspende-se uma das esferas do conjunto. O cilindro possui uma pequena argola, onde se prende um segundo fio que passa numa roldana existente no canto superior esquerdo do quadrado e do qual se suspende um peso.

Instrumentos deste tipo eram de uso corrente nos gabinetes de Física do século XVIII. Eles permitiam ilustrar, a partir de considerações simples de geometria, a composição de velocidades para o caso do movimento uniforme.

O aparelho permite ilustrar o que se passa numa situação de equilíbrio, isto é, quando dos dois fios estão suspensos pesos iguais. Devido à restrição imposta pelo comprimento do fio, a esfera estará sempre sobre a diagonal do quadrado, qualquer que seja a posição do cilindro. Se se imprimir ao cilindro um movimento uniforme, observa-se o seguinte: consoante este se move para a esquerda ou para a direita, assim o peso suspenso do fio que passa pela roldana desce ou sobe. Simultaneamente, a esfera sobe ou desce. Uma vez que esta se encontra sempre sobre a diagonal do quadrado, é possível ilustrar a composição do seu movimento com base nas projecções vertical e horizontal da velocidade.

A finalidade do aparelho, segundo o catálogo de 1824, seria ilustrar a regra do paralelogramo de forças; todavia, o aparelho não permite cumprir esse objectivo. É possível que se trate de uma utilização inadequada do termo "força".

Nollet, Jean-Antoine, Leçons de Physique Expérimentale, Paris, 1764, Tomo II, Leçon 5, Pl. 2, Fig. 8.


Anterior                 Índice                 Seguinte