Pêndula



171,2 x 23 x 39,6
Madeira embutida, aço, latão e ferro

(sob inventário)

O relógio de pêndulo aqui apresentado tem no mostrador a assinatura de João Jacinto de Magalhães. Este físico português, natural de Aveiro, viveu a fase mais produtiva da sua existência em Londres, onde veio a falecer.

Magalhães foi membro ou correspondente das seguintes sociedades científicas: Academia das Ciências de Lisboa, Académie Royal des Sciences de Bruxelas, Académie des Sciences de Paris, Academia Imperial de Ciências de S. Petersburgo, Akademie der Wissenschaften de Berlim, American Philosophical Society de Filadélfia, Hollandsche Maatschappij der Wetenschappen de Haarlem, Real Academia de las Ciencias de Madrid, Literary and Phylosophical Society de Manchester e Royal Society de Londres.

Em Londres, Magalhães colaborou com a Coroa espanhola e portuguesa, enviando para os res-pectivos países colecções de instrumentos de Astronomia, Física, Náutica, etc., tendo supervisionado a sua construção na capital inglesa. Desta colecção faziam parte alguns relógios de pêndulo, tendo o Gabinete de Física o privilégio de ver um deles integrado na sua colecção.

O mostrador deste relógio apresenta dois ponteiros, sendo um deles maior do que o outro. O ponteiro maior roda em torno do eixo central do mostrador, assinalando os minutos através duma escala dividida em 60 partes iguais e marcada de 5 em 5. Sobre uma segunda escala, de menores dimensões e localizada na parte superior do mostrador, move-se o ponteiro menor. Esta escala encontra-se também dividida em 60 partes, assinaladas de 10 em 10, indicando os segundos. Na parte inferior do mostrador encontra-se uma pequena janela através da qual se pode observar uma escala em numeração romana. Esta escala está gravada num disco, localizado na parte posterior do mostrador principal do relógio, e serve para indicar as horas.

Os relógios concebidos por João Jacinto de Magalhães encontram-se descritos na Notice des Instruments d' Astronomie de Geodesieet de Physique, etc, Fait à Londres pour la Cour d'Espagne, etc.

Magellan, John Hyacinth, Collection de Différents Traités sur des Instruments d'Astronomie, Physique, etc., London, 1780, pp. 192-257.


Anterior                 Índice                 Seguinte