Plano inclinado



43,8 x 24,8 x 58
Madeira esculpida e embutida, aço e latão

 INDEX 1788: D.III.151

Planum inclinatum mobile cum subnexo quadrante antea indicato. Cylindrus plumbeus cum duabus rotis et axiculo ex orichalco, alioque apparatu.

Plano inclinado móvel com quadrante ligado, como indicado antes. Cilindro de chumbo com duas rodas e um pequeno eixo de latão e com outro aparato

Destina-se este aparelho ao estudo da condição de equilíbrio do plano inclinado. O conjunto é formado por uma prancha de madeira que assenta horizontalmente sobre quatro pés. Articulada com esta prancha, através de uma dobradiça, existe uma segunda prancha que é, propriamente, o plano inclinado. A medida da inclinação é feita por meio de um quadrante de latão graduado que se apoia sobre a base do conjunto, encostado ao plano inclinado. O centro de curvatura do quadrante coincide com um ponto do eixo de rotação do plano inclinado, sendo o seu plano perpendicular a este eixo.

Sobre o plano inclinado coloca-se um cilindro de chumbo, munido de um arco fixo nas extremidades do seu eixo. Este cilindro é mantido em posição sobre o plano inclinado através de um fio ligado ao arco, o qual passa por uma roldana de latão existente na extremidade de uma haste de madeira, montada na base do conjunto; da outra extremidade do fio suspende-se um peso escolhido de acordo com a inclinação do plano. O estudo experimental realizado com este dispositivo consiste em estabelecer uma relação de equilíbrio entre o peso do cilindro, a inclinação do plano e o peso que se deve suspender da extremidade do fio.

A articulação da haste onde se encontra a roldana é conseguida através de uma peça de ferro onde se encontra uma roda dentada solidária com a referida haste. Esta roda dentada encontra-se justaposta a uma outra roda, fixa na base do conjunto, sendo esta última perfurada na periferia, a fim de nela se poder enfiar uma cavilha. Com a cavilha metida entre os dentes da roda solidária com a haste, esta mantém-se numa posição estática e com o grau de inclinação previamente escolhido pelo utilizador.

Existem, com este mesmo número de inventário, três cunhas cujos ângulos são de 15º, 30º e 45º, mas que nos parece não pertencerem originalmente a este conjunto.

Esta máquina é proveniente do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de catálogo 143.

Desaguliers, Jean-Théophile, A Course of Experimental Philosophy, Londres, 1734, Vol. I, p. 108, Pl. 11, Fig. 2


Anterior                 Índice                 Seguinte