Modelo de carro denominado "La Gabrielle" para o transporte de pedras lavradas



36 x 56 x 20,5
Madeira esculpida e latão

 CAT. 1824: D.II.31

Modelo d'um carro, que serve para conduzir pedras lavradas, sem que soffrão algum damno na sua conducção, chamado por seu Author em francez Gabrielle. Jornal de Physique de Rozier de 1799.

Trata-se de um modelo de carro concebido para o transporte de pedras lavradas. Acima de cada um dos dois eixos do carro elevam-se duas colunas, no interior das quais existe uma roda dentada accionada por uma manivela exterior. Os dentes desta roda actuam sobre os dentes distribuídos lateralmente ao longo duma barra rectilínea, instalada verticalmente no interior das colunas. Estas barras podem efectuar um movimento de subida ou descida no interior da coluna.

No topo de cada uma das barras está apoiada uma trave horizontal. As extremidades desta trave estão enfiadas no interior das colunas através de uma ranhura que cobre praticamente toda a extensão de cada uma das colunas. Esta trave acompanha o movimento de subida ou descida das barras dentadas.

Ligando as duas colunas do carro, mas a um nível inferior ao da trave móvel, encontram-se, de cada um dos lados do carro, duas traves encurvadas para cima. Dois varões de latão ligam os pontos médios destas traves às colunas do carro, conferindo maior rigidez e estabilidade ao conjunto.

Na zona frontal do carro encontra-se uma plataforma circular que pode rodar em torno de um eixo vertical. Nesta plataforma giratória estão montadas as mangas do eixo das rodas da frente do carro, bem como um varão através do qual é exercido o esforço de tracção.

A constituição e a configuração deste carro sugerem que ele deveria ser manobrado de forma a que as pedras lavradas a transportar ficassem abaixo da parte encurvada das duas traves que ligam as colunas. Após esta operação, as pedras seriam atadas com uma corda que passaria sobre a trave horizontal móvel. Esta deveria encontrar-se inicialmente numa posição correspondente à sua altura mínima. Depois de a pedra estar convenientemente presa, a trave seria elevada por acção simultânea das duas manivelas, levantando a pedra do chão, e ficando então o carro preparado para o transporte.

Montmorillon, Comte de, "Description d'un fardier nommé la Gabrielle, ou voiture propre à transporter de gros blocs de pierre, tout taillés & sculptés, sans crainte qu'ils soient endommagés, Observations sur la Physique Naturelle et sur les arts, Paris, Bureau du Journal de Physique, 1787. Vol. II, p. 522.


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