Grua



153 x 51,4 x 77,5
Madeira e latão

 INDEX 1788: E.III.138

Axis in peritrochio cum magno rostro Gruis instar, unde Gallice Grue appellatur.

Um eixo numa roda com um grande bico semelhante ao de um grou, donde é chamado em francês grua.

Desaguliers refere-se a esta máquina pela designação de "Rat's tail crain". O exemplar existente no Gabinete de Física da Universidade de Coimbra é um modelo de guindaste utilizado para elevar corpos de grande peso, recolocando-os no local desejado. Para isso, o guindaste pode efectuar um movimento de rotação em torno de um eixo vertical. Este encontra-se instalado na parte superior duma coluna de madeira, sustentada por oito traves também de madeira, dispostas segundo as faces de uma pirâmide de base quadrada. As extremidades inferiores destas traves encontram-se fixas em quatro suportes horizontais, dispostos em cruz, os quais deveriam assentar sobre um pavimento firme.

Para manobrar o guindaste, um homem devia andar no interior de uma roda, equipada com degraus. O movimento de rotação assim obtido fazia com que uma corda se enrolasse no sarilho solidário com o seu eixo de rotação, elevando o corpo preso à extremidade da corda. Ao longo da estrutura de madeira do guindaste existem quatro roldanas fixas através das quais passa a corda. A outra extremidade da corda está presa ao sarilho.

Na face exterior da roda era enrolada uma segunda corda, que seria puxada por um segundo homem, contribuindo desta forma para a elevação do corpo.

Esta grua é proveniente do Colégio dos Nobres, onde tinha o número 129.

Desaguliers, Jean-Théophile, A Course of Experimental Philosophy, Londres, 1734, Vol. I, p. 122, Pl. 12, Fig. 4.


Anterior                 Índice                 Seguinte