17,8 x 16,5 x 11,8
Aço, latão e marfim
INDEX1788: D.II.144
Machina ex rota dentata, ac Timpano eburneo composita.
Máquina composta de uma roda dentada e de um tambor de marfim.
|
Esta máquina, que foi construída segundo o modelo apresentado por 's Gravesande, na sua obra Physices Elementa, permite equilibrar uma força com outra 50 vezes menor.
O eixo superior da máquina comporta um tambor móvel, de marfim, de 10 cm de diâmetro, e uma roda dentada com sete dentes. O eixo inferior, de l cm de diâmetro, tem outra roda, com 35 dentes, que engrena na primeira.
Prende-se uma ponta dum fio numa anilha fixa na gola do tambor, enrola-se nele o fio, e suspende-se-lhe um peso, a força potente, na ponta que fica livre. Prende-se então outro fio numa outra anilha do eixo inferior, no qual se enrola, e na ponta que fica livre suspende-se também um peso, a força resistente. Para que as duas forças se equilibrem, é necessário que a força resistente seja igual a
50 vezes (10 x 5) a força potente, visto o diâmetro do eixo inferior ser 10 vezes menor do que o do tambor, e a roda dentada maior dar 5 voltas enquanto a menor dá uma.
A máquina devia trabalhar sobre uma mesa que tivesse uma abertura no tampo, em cujos bordos assentaria, para que os pesos suspensos pudessem cair à vontade.
Esta peça provém do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de inventário 135.
Carvalho, Rómulo de, História do Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1978, pp. 285-287.
's Gravesande, Willem Jacob, Physices Elementa, Leiden, 1742, § 299, Tab. XI, Fig. 3.
|