Cadernal com cinco roldanas



Diâmetros: 1,5; 3; 4,5; 6 e 7,5
Ferro e latão

INDEX 1788 : F.III.133

Polyspaston, in cujus duabus capsulis ferreis dispositi sunt Orbiculi quinque, quorum diametri sunt in progressione arithmetica numerorum naturalium.

Cadernal em cujas duas alças de ferro estão dispostas cinco pequenas rodas cujos diâmetros estão na progressão aritmética dos números naturais.

Este cadernal é constituído por cinco roldanas. O conjunto superior, fixo, é formado por três roldanas cujos diâmetros são, respectivamente, 1,5, 4,5 e 7,5 cm e o conjunto inferior, móvel, é formado por duas roldanas com 3 e 6 cm de diâmetro. A diferença dos raios e a sequência pela qual se encontram montadas as roldanas é importante para que as diferentes porções da corda do cadernal não rocem umas nas outras. Por outro lado, as suas dimensões foram escolhidas de maneira a que as diferentes porções da corda, compreendidas entre as roldanas, fiquem paralelas entre si.

O peso do corpo suspenso no conjunto móvel do cadernal está distribuído por cinco segmentos verticais da corda. Assim, para se obter o equilíbrio, deve verificar-se uma relação de um para cinco entre os pesos dos dois corpos suspensos do cadernal. Isto significa que, para manter um corpo suspenso, deve aplicar-se na extremidade livre da corda uma força cuja intensidade é igual a um quinto do peso do corpo suspenso do elemento móvel.

O cadernal é proveniente do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de catálogo 125.

's Gravesande, Willem Jacob, Physices Elementa, Leiden, 1742, Vol. I, § 266, Tab. IX, Fig. 5.


Anterior                 Índice                 Seguinte