Balança romana composta



88 x 85 x 20
Madeira esculpida e embutida e latão

INDEX 1788 : F.III.113

Statera composita ex duabus stateris simul arte conjunctis: Aequipondia quinque, ex orichalco: et Machina lignea ex pluribus partibus formata, cui appenditur haec statera.

Balança composta de duas balanças unidas, igualmente, com arte. Cinco contrapesos de latão e uma máquina de madeira formada de várias partes da qual está suspensa esta balança.

Este modelo de balança romana composta do Gabinete de Física de Coimbra é constituído por um conjunto de duas alavancas, sendo a alavanca inferior inter-resistente e a alavanca superior interfixa.

O corpo que se pretende pesar é suspenso na alavanca inferior por um gancho. A extremidade desta alavanca encontra-se ligada à alavanca interfixa pelo seu gancho. O sistema está equilibrado pelo peso cursor colocado no braço maior da alavanca interfixa.

O conjunto está montado sob uma armação de madeira ricamente trabalhada, o que confere ao conjunto um aspecto magnífico.

Consegue-se com esta combinação de alavancas equilibrar corpos extremamente pesados com outros pesos bastante fracos. Segundo dalla Bella, este tipo de balança, chamada "dos holandeses", era usada para pesar os aparelhos de guerra que arremessavam projécteis, sinos e âncoras de navios. O poder multiplicativo do aparelho depende das relações dos comprimentos dos braços das duas alavancas.

Exemplar oriundo do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de catálogo 105.

`s Gravesande, Willem Jacob, Physices Elementa, Leiden, 1742, § 295, Tab. XI, Fig. 2.


Anterior                 Índice                 Seguinte