Balança aritmética e estojo



38 x 58,8 x 6 (balança)
35,5 x 36 x 70 (estojo)
Madeira, ferro e latão

INDEX 1788 : C.II.103

Libra, quae arithmetica vocatur, utrinque aequales in partes divisa, cui ad varias ab axe distantias pondera diversa pro statu aequilibrii applicantur, ut ostendatur quomodo momenta corporum Machinas praementium sunt supputanda.

Balança que é chamada aritmética, dividida dos dois lados em partes iguais, à qual, em distâncias variadas a partir do eixo são aplicados diversos pesos para manter o equilíbrio; para mostrar de que modo devem ser contados os momentos dos corpos que carregam as máquinas.

Este modelo de balança era utilizado no estudo experimental da condição de equilíbrio. No travessão de ferro da balança suspendiam-se corpos com pesos diversos. Cada um dos dois braços está dividido em 10 partes iguais, assinaladas por traços grandes e cada divisão está, por sua vez, subdividida em 10 partes, assinaladas por traços mais pequenos. No ponto médio do travessão existe um fiel cujo comprimento é de 26,5 cm. Fazem igualmente parte do conjunto 12 pratos e 12 ganchos. Os ganchos permitem suspender os pratos no travessão. Os pratos e os ganchos são de latão e pesam cada um 28,5 g.

Para ser utilizada, esta balança devia ser instalada no suporte universal (instrumento 24). Após estar montada distribuíam-se os ganchos de suspensão e os pratos e colocavam-se nestes pesos conhecidos, até que a balança estivesse em equilíbrio. O equilíbrio podia ser controlado por intermédio do fiel, logo que o travessão estivesse em posição horizontal. Se se suspenderem num dos braços n pratos, e m no outro braço, a condição de equilíbrio é dada pela seguinte fórmula: F1d1 + F2d2 + ... + Fndn = F'1d'1 + F'2d'2 + ... + F'md'm, onde F1, F2, ... Fn, F'1 ... F'm representam os pesos de cada um dos conjuntos constituídos por gancho de suspensão, prato e corpos de pesos conhecidos, enquanto d1, d2, ... dn, d'1 ... d'm representam as distâncias do fulcro da balança aos pontos de suspensão dos pratos.

Todos os elementos da balança estão guardados em cavidades esculpidas numa prancha de madeira com 2,5 cm de espessura, que os expõe sobre um plano inclinado que se apoiava sobre uma armação de madeira existente na face posterior da prancha.

Esta balança é proveniente do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de catálogo 95.

's Gravesande, Willem Jacob, Physices Elementa, Leiden, 1742, Tomo I, p. 42, Tab. V, Fig. 2.


Anterior                 Índice                 Seguinte