Aparelho para ilustrar a indução electromagnética



28 x 11,2 x 20,5
Madeira, ferro e fio de cobre

CAT. 1878 : 511

Apparelho para demonstrar as leis da inducção electro-magnetica, magnetica e electrodynamica.

Por volta do ano de 1830, Faraday realizou um importante conjunto de experiências, a partir das quais descobriu a indução electromagnética. Esta descoberta iria permitir o desenvolvimento de novos tipos de instrumentos durante o século XIX, possibilitando eles mesmos novas descobertas. No dia 24 de Novembro de 1831, Faraday apresentou, na Royal Institution, uma comunicação onde torna público o resultado das suas pesquisas e faz a síntese da evolução da Electricidade nos anos precedentes.

Nos seus trabalhos, Faraday utilizou conjuntos de bobinas com diversas configurações de enrolamento de fio de cobre.

Um dos dispositivos que utilizou era constituído por dois enrolamentos independentes, cujas espiras estavam separadas entre si por um isolador eléctrico. Um dos enrolamentos estava ligado a um galvanómetro, enquanto o outro era alimentado por uma bateria eléctrica constituída por uma centena de elementos. Quando o contacto eléctrico entre a bobina e a bateria era estabelecido, podia observar-se uma deflexão na agulha do galvanómetro, indicando a passagem da corrente eléctrica. Por outro lado, quando o contacto eléctrico era cortado, observava-se uma deflexão simétrica da agulha. Este fenómeno era explicado como sendo o resultado duma corrente eléctrica induzida no mesmo fio, mas de sentido contrário. Estas deflexões eram observadas apenas nos instantes em que o contacto eléctrico com a bateria era estabelecido, ou quando era cortado.

Estas experiências permitiram concluir que era possível induzir uma corrente eléctrica num condutor através de variações de correntes observadas noutro condutor que se encontrasse nas imediações do primeiro.

A peça aqui apresentada é um instrumento didáctico típico do século XIX, que permite realizar experiências descritas nos manuais da época. Trata-se de dois cilindros com enrolamentos de fios de cobre que podem ser ligados a baterias ou a galvanómetros. O cilindro de menor diâmetro cabe dentro do de maior diâmetro. O terceiro elemento do conjunto é uma barra de ferro cilíndrica magnetizada. Com este conjunto podem ilustrar-se diferentes formas de produzir correntes eléctricas induzidas. Para além da acima descrita, podem induzir-se correntes em cada um dos enrolamentos, quando se introduz ou se retira do seu interior o magnete ou quando se efectua operação idêntica com o cilindro menor, desde que um dos enrolamentos esteja ligado a uma bateria eléctrica e o outro a um galvanómetro.

Exemplar adquirido pelo Gabinete de Física em 1868.

Faraday, Michael, Experimental Researches in Electricity, Londres, 1839, Vol. I, pp. 1-14.


Anterior                 Índice                 Seguinte