Esfera oca de Coulomb com duas calotes



42,2 x 15,1 (esfera oca)
32 x 11,9 e 23,6 x 11,9 (calotes)
Latão, vidro e madeira

CAT. 1878 : 346

Esphera ouca de Coulomb com duas calotes.

Este conjunto, que era utilizado para demonstrar que a carga eléctrica num corpo condutor se distribui à sua superfície, foi adquirido pelo Gabinete de Física em 1864, e é formado por uma esfera oca de latão e duas calotes esféricas, também de latão. A esfera apresenta uma abertura circular na sua parte superior, e está instalada sobre um suporte isolador de vidro, montado numa base de madeira. As calotes estão também munidas de um cabo isolador de vidro que serve de pega. As dimensões são tais que as calotes podem envolver completamente a esfera.

Quando a esfera está carregada electricamente, e é envolvida pelas calotes de modo a haver contacto entre as três peças, verifica-se a sua descarga como resultado de um fluxo de carga eléctrica para as calotes. Esta experiência mostra que a carga se distribui na superfície exterior do corpo metálico.

Outra experiência interessante consistia no estudo da influência de um corpo electrizado colocado no interior da esfera, sem a tocar, estando esta descarregada electricamente. Se o corpo electrizado fosse introduzido no interior da esfera e depois retirado podia verificar-se, através de um electrómetro, que a esfera continuava descarregada. No entanto, se a esfera fosse envolvida pelas duas calotes, inicialmente descarregadas, com o corpo electrizado no seu interior, tendo-se o cuidado de não permitir contactos entre o influenciador e o interior da esfera, observava-se uma distribuição simétrica de carga na esfera oca e nas calotes. Para isso, estas deviam ser retiradas antes de se retirar o corpo. Com um electrómetro, podia verificar-se que a carga eléctrica da esfera era de sinal contrário à do influenciador.

Este instrumento foi adquirido em 1864.

Daguin, Pierre-Adolphe, Traité Élémentaire de Physique, 3.ª edição, Paris, 1867, Tomo III, Livro IV, n.º 1296.


Anterior                 Índice                 Seguinte