Torniquete eléctrico



22,3 x 27,3
Latão e madeira

CAT. 1878 : 358

Torniquete electrico.

Algumas das experiências realizadas no século XVIII, no âmbito da Electrostática, consistiam no estudo experimental do efeito das pontas. Para isso dispunha-se de instrumentos que apresentavam condutores metálicos com pontas muito finas.

O torniquete eléctrico é um exemplo deste tipo de instrumentos. O do Gabinete de Física de Coimbra é constituído por um conjunto de seis varetas de latão que se distribuem simetricamente segundo direcções radiais, em torno de um pequeno disco condutor. Todas as varetas apresentam as pontas encurvadas no mesmo sentido. Este conjunto encontra-se apoiado na extremidade pontiaguda de uma coluna vertical, também de latão, montada sobre uma base circular de madeira.

Quando é electrizado por uma máquina electrostática, o torniquete inicia um movimento de rotação em torno dum eixo vertical. Este comportamento pode ser explicado invocando o "vento eléctrico" originado pelas pontas, onde a densidade de carga é elevada.

A explicação do comportamento do torniquete no contexto dos fluidos eléctricos era feita de forma análoga ao do comportamento de um torniquete hidráulico reagindo à acção de um fluido ponderável.

Sigaud de la Fond, Joseph-Aignan, Description et Usage d'un Cabinet de Physique Expérimentale, 1775, Tomo II, Pl. XXIII.


Anterior                 Índice                 Seguinte