Descarregador universal



30 x 24 x 9,5
Madeira, marfim, vidro e latão

INDEX 1790 : P.IV.579

Exonerator, ut vocant, universalis, ex Henly inventione, quo variis in experimentis utimur ad dirigendam, et aliis corporibus communicandam magnam condensatae materiae electricae copiam.

Descarregador universal, como lhe chamam, a partir de um invento de Henly, que usamos em várias experiências para conduzir e, em outros corpos, para comunicar grande quantidade de matéria eléctrica condensada.

Este aparelho, que foi imaginado por Henley, consiste numa base rectangular de cujo centro se eleva uma coluna que termina num prato horizontal, tudo de madeira, excepto uma faixa central do prato que é de marfim. Dos extremos da base elevam-se duas colunas isoladoras de vidro que sustentam duas hastes de latão. As hastes podem aproximar-se ou afastar-se entre si, rodar e inclinar-se. O prato central pode subir ou descer.

Ligando as hastes aos condutores positivo e negativo da máquina electrostática, e aproximando convenientemente as suas extremidades sobre o prato central, obter-se-ia uma faísca. A faixa de marfim do prato seria para impedir que este se queimasse com o uso continuado do instrumento. O aparelho podia servir para fundir fios metálicos que se prendiam nas extremidades das hastes.

A incrição que se lê neste aparelho é P.IV.597h.

Carvalho, Rómulo de, História do Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1978, p. 684.
Daguin, Pierre-Adolphe, Traité Élémentaire de Physique, 3.ª edição, Paris, 1867, Tomo III, Livro V, n.º 1330.


Anterior                 Índice                 Seguinte