Alavanca interpotente para a ilustração do sistema de forças oblíquas



76,8 x 63,1 x 25,3
Madeira esculpida e latão

INDEX 1788 : G.I.119

Machina, qua ostenditur quid valeant vires obliquae, si vecti tertii generis aptentur; inservit etiam ad vires Musculorum aestimandas.

Máquina pela qual se mostra o valor que têm as forças oblíquas se são aplicadas a uma alavanca de terceiro género; serve também para avaliar as forças dos músculos.

Destina-se este aparelho ao estudo da condição de equilíbrio da alavanca interpotente. É constituído por uma base de madeira da qual se eleva uma coluna formada por duas peças desmontáveis. Na parte superior da coluna existe uma ranhura onde se pode fixar uma roldana em diferentes posições. A meio da coluna encontra-se uma peça de latão onde está montada uma cavilha, que serve de fulcro para a alavanca.

A alavanca é feita de latão; o braço menor tem a forma de uma argola alongada, através da qual pode passar um fio que suspende um corpo. Este fio passa pela roldana montada na coluna, e a sua outra extremidade passa por um pequeno orifício existente no braço maior da alavanca, exercendo aí uma força cuja direcção pode ser regulada deslocando a roldana ao longo da ranhura existente na coluna. Um pequeno peso encontra-se suspenso, através de um fio, na extremidade do braço maior da alavanca.

Com este conjunto pode ilustrar-se o mecanismo de funcionamento do braço humano quando levanta um corpo em posição de extensão.

Este exemplar é proveniente do Colégio dos Nobres, onde tinha o número de catálogo 111.

Musschenbroek, Peter van, Introductio ad Philosophiam Naturalem, Leiden, 1762, § 432, Tab. VI, Fig. 2.


Anterior                 Índice                 Seguinte