Câmara óptica e gravuras coloridas



81,5 x 57 x 33,6
Madeira, vidro e latão

 

INDEX 1788 : ZI.II.IV.394

Capsa ex ligno Maognensi, quae in parte superiore capitulum sustinet cui interius infixum est speculum ad gradus 45 inclinatum, et exterius lens vitrea convexo concava. Huic pertinet Theca corio tecta in qua reperies immagines 84.

Caixa de madeira de mogno que na parte superior sustém um capitel ao qual foi fixado no interior um espelho inclinado até 45 graus e no exterior uma lente de vidro convexo côncava. A esta pertence um estojo coberto de couro no qual se encontram 84 imagens.

A câmara óptica existente no Gabinete de Física tem a forma de tronco de pirâmide de base rectangular truncada na sua parte superior, onde existe um prolongamento em forma de caixa prismática de quatro faces. Nas faces laterais do tronco da pirâmide existem duas pegas de latão que servem para o seu transporte. Na face anterior da caixa prismática encontra-se montada uma lente biconvexa com 13 cm de diâmetro, através da qual se pode olhar para o seu interior. Dentro da caixa está montado um espelho plano, colocado de modo a formar um ângulo de 45° com o eixo principal da lente. Através deste sistema óptico podem observar-se magníficas gravuras, colocadas na base da caixa. Para assegurar uma adequada iluminação das gravuras, a parte posterior do tronco da pirâmide é aberta em quase toda a sua extensão. Através desta abertura, podem retirar-se ou colocar-se as gravuras a observar. As dimensões da caixa e os posicionamentos do espelho, lente e gravura, bem como a distância focal da lente, são tais que a imagem dada pelo espelho se forma no plano focal da lente. Consequentemente, a imagem final, dada pela associação da lente e do espelho, forma-se no infinito, não exigindo esforço de acomodação da vista para a sua observação.

A colecção inicial era de 84 gravuras, das quais restam actualmente apenas 37. Já no ano de 1851, segundo consta no respectivo inventário, existiam apenas 60.

Estas gravuras estão coladas sobre cartão fino e representam panoramas ou edifícios notáveis, de Paris, Londres, Roma, Veneza, Florença, Amesterdão, Berlim, S. Petersburgo, Malta, entre outras. Muitas delas indicam os nomes dos desenhadores e do gravador. Foram quase na totalidade impressas para John Bowles & Son, na Black Hose em Cornhill.


Anterior                 Índice                 Seguinte