Espelho piramidal metálico com anamorfose e gravura colorida à mão



75 x 75 (anamorfose)
13 x 13 (base do espelho)
Aço polido, latão e pintura sobre madeira

INDEX 1788 : X.IV.384/ Y.VI.384

Speculum pyramidale metalicum cum figura deformi picta in magna Tabula.

Espelho piramidal metálico com figura disforme pintada numa grande tábua.


19,4 x 16
Gravura colorida à mão Ostade Pinxit./ /R. Houston Fecit

INDEX 1788 : Y.IV.386

Tabellae duae, quae representant imagines binas veras, secundum quas delineatae fuerunt praedictae figurae deformes, altera pro speculo pyramidali, pro conico altera.

Duas tabuinhas que representam as duas verdadeiras imagens segundo as quais foram delineadas as figuras deformadas anteriores, uma diante do espelho piramidal, outra diante do espelho cónico.

Trata-se de uma bela anamorfose pintada em madeira que pode ser observada através das superfícies polidas das faces de uma pirâmide de base quadrangular, colocada no centro do quadro. A anamorfose mostra quatro figuras de homem executando diversas actividades localizadas na zona média dos lados do quadrado. Dois dos homens estão a fumar, deitando fumo pela boca, enquanto outro observa algo através de uma lupa. O quarto homem segura um ramo sobre o qual pousa um pássaro, sendo este o único que aparece pintado de corpo inteiro, parecendo estar sentado no chão sobre uma pequena elevação. Estas figuras apresentam uma ligeira deformação, propositadamente feita para se obter o efeito desejado quando o conjunto é observado através das superfícies espelhadas da pirâmide.

Quem observa o quadro, colocando os olhos segundo uma direcção que passe pelo vértice da pirâmide e perpendicularmente à base desta, vê a figura de uma quinta personagem masculina, resultante da combinação das quatro imagens dadas pelas quatro faces da pirâmide.

A pirâmide é maciça e muito pesada, sendo feita de aço polido, e pode ser retirada do quadro, accionando para isso uma lingueta. Do conjunto, faz também parte uma caixa de madeira, forrada de cabedal, onde se guarda a pirâmide, depois de a colocar numa outra caixa de folha de Flandres.

Acompanha o conjunto uma gravura pequena, representando a imagem de O Fumador que é observada através da pirâmide.

O conjunto é proveniente do Colégio dos Nobres, onde as peças se encontravam identificadas com os números de catálogo 377 para o quadro e o espelho e 379 para a gravura.


Anterior                 Índice                 Seguinte